Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Porque é que a Páscoa é um feriado móvel?

por Volátil, em 05.04.15

Os católicos celebram a Páscoa pela morte e ressurreição de Jesus Cristo conforme as escrituras, ou seja, a Bíblia e particularmente o Novo Testamento. Ao contrário do que acontece no Natal, a 25 de Dezembro, em que se celebra o nascimento de Jesus, a Páscoa não calha num dia especifico do calendário, mas varia entre 22 Março e 25 de Abril. Porquê?

 

A Páscoa é e era uma celebração judaica antes de ser uma celebração cristã, Pessach em hebraico, que significa "passagem", e assinala a libertação do povo hebreu da escravidão do Egipto. Essa libertação, comandada por Moisés, terá ocorrido numa noite de lua cheia na primavera, segundo o Antigo Testamento. E a morte de Jesus terá ocorrido neste período de celebração judaica.

Assim, ficou convencionado no Concílio de Nicea, em 325 d.C, que a Páscoa cristã seria celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após ou no equinócio da primavera boreal, ou do hemisfério norte. 


Existem alguns algoritmos para calcular a data da Páscoa. Meeus / Jones / Butcher e Gauss. Quem estudou programação de certeza que um dos primeiros programas que teve de escrever foi a determinação da data da Páscoa pelo algoritmo de Gauss que se baseia no calendário gregoriano (ou seja, o nosso).

 

O matemático Johann Friederich Carl Gauss desenvolveu esta formula prática para calcular a data da Páscoa no calendário gregoriano, a partir de 1583. Considere A como sendo o ano em que pertendemos saber a data da Páscoa e m e n dois valores que mudam ao longo do tempo de acordo com a seguinte tabela:

tab.png

 Considerando ainda as seguintes variáveis:

  1. a o resto da divisão de A por 19
  2. b o resto da divisão de A por 4
  3. c o resto da divisão de A por 7
  4. d resto da divisão de 19a+m por 30
  5. e o resto da divisão de 2b+4c+6d+n por 7
      

A Páscoa será no dia 22+d+e de Março ou d+e-9 de Abril.

 

Excepções:

-O dia 26 de Abril deve ser sempre substituído por 19 de Abril.
-O dia 25 de Abril deve ser substituído por 18 de Abril se d=28, e=6 e a>10.

 

 

Boa Páscoa. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:55