Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Oxi(moro).

por Volátil, em 05.07.15

Estão a contar cruzinhas na Grécia. A um quartos dos votos o Oxi (Não. É... e Nai é sim... não faz sentido...) leva uma vantagem de mais de 60% e começa-se a desenhar um resultado por larga margem. O não diz Alex Tsipras vai dar mais peso ao governo grego para estender negociações com o Eurogrupo, negociações que já se arranjam há meses e que se arrastam até depois do prazo de recessão do FMI sobre o anterior resgate. Aparentemente o governo grego acha que não dando dando sinal de confiança alguém quer negociar com eles.Varoufakis disse que o que o Eurogrupo está a fazer é "terrorismo". 

 

A Grécia precisa urgentemente de financiamento... mas quer esse financiamento sem que lhes sejam impostas contrapartidas. O referendo é enganar. Diz-se às pessoas que se vai conseguir resolver os problemas do país e das pessoas e por outro lado tudo o que se consegue é o isolamento politico do país e o constrangimento das pessoas. Sendo assim porque é que o Não está a ganhar? Porque só se ganham eleições apelando à esperança, ao coração e à esquerda. A esquerda é emocional e a direita pragmática. Quando for preciso tomar medidas para controlar o dinheiro que vai ser injectado na Grécia (outra e outra vez) não vá directamente para o mesmo buraco dos cheques anteriores. Quando for preciso tomar medidas de austeridade. Quando for preciso governar. Tsipras irá moderar novamente o discurso. Ou então vai abandonar o governo antes disso e outros vão ter que sujar as mãos por ele. 


Como fica Portugal no meio disto?
Um artigo americano dizia que o incumprimento grego teria um custo para cada contribuinte português de 106 euros. O mesmo contribuinte que viu vários 106 euros serem cortados nos vencimentos. O mesmo contribuinte que passou a pagar mais 106 euros pelos serviços de saúde públicos. Como fica esse contribuinte? Todos vamos perder muito mais de 106 euros. Nem a Grécia, nem Portugal nem a Europa vai ganhar com o seu isolamento políticos e financeiro. Sem nome.png

O Oxi é realmente bonito e comovente. O povo a unir-se numa decisão que na realidade não conhece verdadeiramente, mas em que mesmo assim confia. Há falsa esperança no Oxi. Quem dera que fosse real mas desconfio que é uma ilusão e que ao confirmar-se o afastamento politico da Grécia será o inicio do fim da UE.


Os 106 euros fazem muita falta... mas o pragmatismo...

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:05