Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



O Efeito Placebo está mais forte.

por Volátil, em 12.12.15

Aqui se reúnem dois posts que escrevi há uns tempos: O Efeito Placebo da Publicidade e Homeopatia, similia similibus curentur my ass!.

Chegou ao meu Pocket um artigo que reúne duas opiniões que escrevi nos dois links acima. Porque é que cada vez mais pessoas procuram a homeopatia e porque é que o mesmo medicamento tem efeitos diferentes conforme a marca que apresenta.


Um artigo curioso, muito curioso: Placebo Effect Grows in U.S., Thwarting Development of Painkillers.

Entre 1990 e 2013 foram analisados 84 ensaios clínicos no tratamento da dor crónica neuropática (dor prolongada que tem origem numa doença ou lesão do sistema nervoso). Em 1996 os doentes que pertenceram ao grupo que experimentou o fármaco relatou melhorias de 27% relativamente aos que tomaram um placebo. Já e 2012 esta diferença passou a ser de 9%. A revista Pain revela que esta tendência só é verificada nos EUA e que nos ensaios clínicos conduzidos na Europa e Ásia as diferenças não são tão significativas. 

Uma das explicações para este aumento do efeito placebo nos EUA é a publicidade agressiva a medicamentos. A mesma explicação que já tinha encontrado para a diferença de resposta a um ibuprofeno 200 mg em Portugal. Sendo que nos EUA a indústria farmacêutica não tem as limitações que tem na Europa as expectativas sobre os medicamentos estão a contribuir, ironicamente, para um aumento do efeito placebo. Tanto que existem vários investigadores no desenvolvimento farmacêutico a acreditar que os fármacos que criaram funcionam realmente só que o efeito placebo está tão encontrado que não o deixa verificar estatisticamente.
Claro que esta é uma desculpa fácil. A resposta mais lógica é que na verdade estamos a desenvolver moléculas piores... mas fica sempre no ar um "será que?"


Para mim, este artigo também acaba por explicar o aumento do efeito da homeopatia. Muito impulsionada pela moda. Havendo mais pessoas a acreditar que as bolinhas de açúcar funcionam, a homeopatia passa a sair reforçada na mesma medida dos analgésicos placebos dos EUA de sobre os quais as revistas Nature e Pain escreveram. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:16