Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Foi confirmado um novo tipo de ligação química!

por Volátil, em 15.02.15

Na semana passada, mais ou menos, algumas revistas de divulgação cientifica publicaram artigos a noticiar que a equipa do investigador Donald Fleming da University of British Columbia no Canada, confirmarau a existência de um novo tipo de ligação química chamada "ligação vibracional". Este tipo de ligação já teria sido prevista em 1987 durante experiências no acelerador de particular de Vancouver mas, à época,  não estava disponível a tecnologia adequada à analise e confirmação do fenómeno. Sem nome.png

O que se passa é simples de explicar mas relaticamente complicado de perceber (como a generalidade das coisas na ciência). Na química existe o principio que diz que a velocidade de uma reacção aumenta com o aumento da temperatura. Contudo, o que se tentou fazer foi passar um Muónio, um isótopo do hidrogénio, formado antimuão e um electrão, entre dois grandes átomos de Bromo. Então verificou-se que este pequenino Muónio consegue prender os dois grandes átomos de Bromo, vibrando entre entre eles, diminuindo a velocidade da reacção (e energia total) com  o aumento da temperatura. Ou seja, a energia permanece nessa ligação entre o dois átomos de Bromo  e o Múonio e é de uma natureza diferentes das irónicas e covalentes de van de Waals.

O quadro puramente teórico demorou 25 anos a ser confirmado e este tipo de ligação passou de teoria ou ideia a realidade confirmada. É assim que a ciência avança!

 

Artigo Scientific American aqui
Artigo Original aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:31