Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A Lei de Talião.

por Volátil, em 25.07.15

O Código de Hamurabi foi a primeira legislação escrita de que há registo, foi redigida na região da Mesopotâmia no século XVIII a. C., Hamurabi foi o fundador do Primeiro Império Babilónico entre os rios Tigres e Eufrates. Quase todos os 282 artigos deste código, gravados na pedra, assentam sobre o conhecido principio "olho por olho, dente por dente" que se encontra também no Antigo Testamento no livro Êxodos 21: 23-25 " Mas, se houver danos graves, a pena será vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadu­ra por queimadura, ferida por ferida, contusão por contusão.". A este princípio chama-se Lei de Talião, do latim lex (lei) talionis (tal, idêntico).

Estes princípios legais que se afiguram abomináveis nos dias de hoje ainda deixaram um "leve aroma" nas leis modernas, principalmente no que concerne aos crimes mais graves. 

 

Alguns artigos:

85322149226181458.jpg

1º - Se alguém acusa um outro,imputando-lhe um sortilégio, mas não pode dar a prova disso, aquele que acusou, deverá ser morto.

4º - Se alguém se apresenta como testemunha por grão e dinheiro, deverá suportar a pena cominada no processo.

100º - Com os juros do dinheiro na medida da soma recebida, deverá entregar uma obrigação por escrito e pagar o negociante no dia do vencimento.

117º - Se alguém tem um débito vencido e vende por dinheiro a mulher, o filho e a filha, ou lhe concedem descontar com trabalho o débito, aqueles deverão trabalhar três anos na casa do comprador ou do senhor, no quarto ano este deverá liberta-los

127º - Se alguém difama uma mulher consagrada ou a mulher de um homem livre e não pode provar se deverá arrastar esse homem perante o juiz e tosquiar-lhe a fronte.

196º - Se alguém arranca o olho a um outro, se lhe deverá arrancar o olho.

215º - Se um médico trata alguém de uma grave ferida com a lanceta de bronze e o cura ou se ele abre a alguém uma incisão com a lanceta de bronze e o olho é salvo, deverá receber dez siclos.

218º - Se um médico trata alguém de uma grave ferida com a lanceta de bronze e o mata ou lhe abre uma incisão com a lanceta de bronze e o olho fica perdido, se lhe deverão cortar as mãos.

282º - Se um escravo diz ao seu senhor : "tu não és meu senhor", será convencido disso e o senhor lhe cortará a orelha.

 

Na internet ainda não há lei. Sendo que a internet já se assemelha a um grande país entre vários rios de fibra óptica e ondas electromagnéticas... que tal começarmos por aqui? ;)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:32