Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



As Oportunidades e a Lepra - Uma metáfora.

por Volátil, em 17.07.13

Era uma vez um individuo que foi comprar um carro. Era uma marca e um modelo que nunca tinha visto na rua. Vermelho. Era diferente e por isso comprou o carro. No caminho do stand até casa encontrou 4 carros iguais ao seu.

 

Já aconteceu a toda a gente este fenómeno, é um método que o cérebro tem para nos adaptar ao meio. Assim que somos chamados à atenção para um determinado padrão novo, recebemos uma espécie de notificação sempre que esse padrão se repete. Olha, outro carro igual!

 

Estes alertas manifestam-se noutros contexto. E mais perigosos, até!

 

Quando tudo o que precisamos é uma oportunidade e temos que a construir a partir do ar, é ainda pior do que Lepra. Talvez porque a interpretação desde padrão indique que a pessoa em questão não tem a oportunidade porque não a merece, e portanto não vale a pena investir nela.

Estou a falar profissionalmente mas até no campo emocional isto se verifica. Quantas vezes no misterioso pensamento feminino não aparece esta ideia: "Uh! Este tipo tem namorada... deve ser por alguma razão especial!". E toca de arranjar problemas ao infeliz que estava tão sossegado.

 

O que, a princípio, a evolução construiu para nos adaptarmos e nos fazer sentir mais confortáveis, está hoje, a jogar contra nós. Temos que nos tentar livrar desta Lepra. Vencer a inércia. E continuar em movimento uniforme e rectilíneo (sem contar com os atritos do caminho). 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:54